Número total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ENCHOVA EMPALHADA


Enchova (Pomatomus saltator) capturada em frente a praia da Volta do Rio na Cidade de Acaraú no dia 23/08/2011. São peixes pertencentes à família Pomatomidae. Habitam águas costeiras, preferindo ambientes com águas temperadas, e com alguma movimentação, (corrente e agitação) próximo das rochas, umas vezes em lugares mais afastados, outras muito perto do litoral.

MAQUETE DE UM MANZOÁ


Maquete de um manzoá que é utilizado na pesca da lagosta. É uma arte de pesca seletiva autorizada pelo IBAMA. A lagosta entra nesta arte de pesca atraida pelo odor da isca colocada no seu interior. Esta isca é a cabeça de Piramutaba, um peixe capturado de arrasto ao longo da costa do Estado do Pará e Amapá. Os manzoás são colocados durante o dia e recolhido após 24 horas, pois a lagosta é um crustáceo que tem hábitos noturnos.

MAQUETE DE UM CURRAL DE PESCA



Maquete de um Curral de Pesca doado pela comunidade do Curral Velho. É uma arte de pesca milenar criada pelos índios, que vem aprimorada a cada ano. O pescado é atraido pela sombra das varas de madeira que compõe o curral e ao entrar nele não consegui mais sair. É despescado na maré baixa. Tem muita importância no abastecimento do peixe para o consumo interno da cidade de Acaraú, que contribui com cerca de 80% deste abastecimento em relação a pesca industrial e artesanal. O peixe capturado em um curral de pesca é um peixe de melhor qualidade.

LAGOSTA VERMELHA EMPALAHDA

Lagosta vermelha (Panulirus argus) capturada em frente a cidade de Acaraú Ceará no dia 15/07/2011. As espécies da família Palinuridae caracterizam-se por terem antenas longas, formadas por vários artículos curtos, terminados por um "chicote", por apresentarem um par de cornos sobre os olhos e não terem um rostro desenvolvido; a carapaça tem geralmente várias fiadas de espinhos.

LAGOSTA SAPATA EMPALHADA



Lagosta sapata (Scyllaridae sp) capturada em frente a cidade de Acaraú Ceará no dia 06/06/2011. são uma família de lagostas encontradas nas águas intertropicais de todos os oceanos. A sua característica principal é terem os artículos terminais das primeiras antenas transformados em um par de placas, que lhes dá o aspecto de pequenas.